10 de junho de 2012

Receitas de fava...

Gente atendendo a pedidos ai vai algumas receitas...Bom a minha é cozinhar a fava igual ao feijão só que com menos tempo uns 25 min...escorra e reserve...escolha uma carne de sua preferência pode ser:costelinha de porco, um frango,carne de vaca em pedaços...bom é só fazer a carne bem refogadinha ...colocar os temperos a gosto ...quando a carne estiver no ponto, adicione a fava e cozinhe mais um pouquinho pra pegar gosto...Ai coloque cebolinha salsinha...e manda ver...atenção meninas com moderação...espero que gostem...

Essas eu peguei aqui na net...

Receitas com Fava
Vicia faba, ou fava, foi, segundo alguns autores, a primeira leguminosa cultivada pelo homem. Mas ela nunca gozou inteiramente dos benefícios dessa antiguidade. No Egito era considerada impura pelos sacerdotes, que pregavam que ela deveria ser arrancada quando nascesse espontaneamente entre as culturas. os gregos cultivavam a fava em larga escala, contrariando pensadores notáveis como Aristóteles e Pitágoras, que proibiam seus discípulos de comerem tal semente, considerada "maldita". Já os navegadores do Século XVI, menos supersticiosos e mais práticos, espalharam a fava por todo lado inclusive no Brasil. Eles conheciam a resistência de suas sementes, que conservam o poder germinativo durante anos e podem ser misturadas com trigo para fazer pão.
Para quem não conhece a fava é uma "ervilha chata", ovalada e esbranquiçada, rica em vitaminas B e proteínas. Muito saborosa, ela pode ser usada em molhos, sopas, cozidos ou saldas, sozinha ou misturada a outros legumes. Vamos todos à fava? Ela merece.
1. Favas ao Creme
Ingredientes:
1 colher (café) de noz-moscada ralada;
1 colher (sopa) de farinha de trigo;
1 maço de cheiro-verde amarrado;
2 colheres (sopa) de salsa picada;
1 colher (sopa) de manteiga;
½ xícara de creme de leite;
2 xícaras de leite quente;
2 cebolas bem batidas;
2 folhas de louro;
1 kg de fava;
pimenta;
sal.
Preparo:
Debulhe as favas, retire a pele e lave bem. Cozinhe em água e sal, com o cheiro-verde amarrado e o louro, por 30 minutos. Escorra, retire o cheiro-verde e o louro e reserve. Doure a cebola na manteiga. Junte a farinha e mexa bem com uma colher de pau. Retire. Acrescente o leite aos poucos, sem parar de mexer. Adicione sal, pimenta e noz-moscada. leve de volta ao fogo baixo, por 10 minutos. Acrescente então o creme de leite, misture o retire. Acrescente a s favas ao creme. Decore com a salsa picada. Sirva a seguir.
2. Favas recheadas
Ingredientes:
3 tomates - sem pele nem semente picados;
2 dentes de óleo esmagados;
2 colheres (sopa) de óleo;
½ kg de fava fresca;
1 cebola bem batida;
sal e pimenta gosto.
Preparo:
Deixe as favas de molho, na véspera. no dia seguinte, escorra e reserve. Doure a cebola e o alho no óleo e acrescente o tomate. Deixe por 10 minutos. Adicione as favas, tempere com sal e pimenta e junte 2 xícaras (chá) de água fria. Ferva, baixe o fogo e deixe cozinhar por 1 hora. Coloque numa travessa e sirva.
3. Favas com cebolas

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de cheiro verde picado;
3 colheres (sopa) de manteiga;
1 xícara de caldo de legumes;
10 folhas novas de alface;
12 cebolas pequenas;
1 ½ kg de fava;
pimenta;
sal.

Preparo:
Debulhe as facas e retire as peles. Doure as cebolas inteiras na manteiga. Retire. Na mesma manteiga, coloque as favas, tempere com sal e pimenta, acrescente o caldo de legumes e cozinhe em fogo baixo, na panela tampada, por 30 minutos. Junte as cebolas e as folhas de alface e deixe por mais 5 minutos. Retire, misture o cheiro-verde e sirva a seguir.
4. Favas com Pimentão
Ingredientes:
3 colheres (sopa) de margarina;
4 pimentões vermelhos médios;
4 pimentões verdes médios;
1 pitada de açúcar;
pimenta-do-reino;
1 kg de fava;
2 cebolas;
sal.
Preparo:
Debulhe as favas e depois retire a película que recobre os grãos. Corte os dois tipos de pimentão em tirinhas.Leve ao fogo ½ litro de água e quando levantar fervura, junte as favas e os pimentões. Cozinhe por cerca de 25 minutos. Pique as cebolas, doure-as na margarina e acrescente à panela da fava, cozinhando, por mais 5 minutos. Escorra o excesso de líquido, tempere com sal, pimenta e açúcar e sirva a seguir.


10 comentários:

  1. Nossa, nossa, assim você me mata...
    Aqui nunca ouvi falar nesse "trem" (fava), mas me deu água na boca só de ler as receitas.
    É muito calórico?
    Bom domingo minha linda.
    Estamos aí. Beijossssssss

    ResponderExcluir
  2. Hummmmm gosto de fava, é mesmo uma delícia, claro que podemos comer si com moderação. Fica muito gostoso com carne de porco também, mas sem aquelas gorduras para ser mais saudável.
    Agora que sua M foi embora os resultados aparecerão, vc desinchará e deixará de reter líquido que é normal nesse período. Imagino como deve ficar sua curiosidade para se pesar, mas aguenta aí. Vc tá indo bem no desafio.
    Bom domingo pra vc. Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Amiga, aqui no Nordeste o pessoal adora fava, mas eu não posso comer por causa da restrição de carbo...Fazer o q, neh?! É por um bom motivo!!!

    Se cuida!! Bjks

    ResponderExcluir
  4. Hummm deve ser uma delicia, mas confesso nunca comi fava...mas vou qualquer dia na casa do norte ve se tem, nossa essa costelinha de porco humm deve ficar no ponto adoro carne de porco, bjsss fique na paz.

    ResponderExcluir
  5. Hunm nunca comi mais deve ficar ,Adorei o blog
    Van

    ResponderExcluir
  6. Hum, sabe que nunca comi rssrs..mas deve ser muito bom...amiga a cidade que fui no Sul de Minas é Ipuiuna, é uma cidadezinha pequena, mas o hotel fazenda é tudo de bom..bjocas

    ResponderExcluir
  7. oiii td bom?passei pra conhecerrr......tenha uma otima semanaa, te seuingo ta?
    beijossss

    ResponderExcluir
  8. Nanda... não conhecia esse alimento! rssss
    Tem gosto de que?? rsss


    Xêro e boa semana!

    ResponderExcluir
  9. Eu tb nunca tinha nem ouvido falar nisso
    tb gostaria saber qual gosto tem?
    Um beijão Fê ótima semana
    bj

    http://mundorohsa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Nossa menina não conhecia essa leguminosa não.
    O gosto é do que? De feijão??
    hehehehhehehehhe
    Santaaa ignorancia né? HAUAHUHAUHAUHUHAU
    Uma ótima semana Fer! Bjos

    ResponderExcluir